quinta-feira, 12 de março de 2015

C.E. Alina de Brito - 3º Ano do Ensino Médio
      Prezados alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio da Alina de Brito, segue a aula do dia 11/03/2015 e da próxima aula, dia 18/03/15. Grande abraço!

Humanidade e Ambiente
Poluição
É a presença concentrada de determinadas substâncias ou agentes físicos no ambiente, genericamente denominados poluentes, em geral produzidos pelas atividades humanas. (Amabis & Martho, 2004)
● As sociedades industrializadas geram lixo, fumaça, resíduos industriais, gases de espacapamentos, etc.
◊ Século XIX nos EUA: “Poluição dos cavalos” à Automóveis seriam a solução
◊ 1952 em Londres: 12 mil mortos por problemas respiratórios (poluição atmosférica – Rev. Industrial)
◊ 1986 em Chernobyl (Ucrânia – URSS): Acidente nuclear.
◊ 1987: O caso Goiânia – Césio 137.

Poluição atmosférica
● Principais fontes geradoras: Motores de veículos, as indústrias, a incineração de lixo doméstico e as queimadas de campos e florestas.
Os Principais poluentes atmosféricos são:
Monóxido de Carbono (CO): Um dos mais perigosos. É um gás incolor, inodoro e muito tóxico. Produzido na queima incompleta de moléculas orgânicas. A combinação irreversível com a hemoglobina pode levar à morte.
Dióxido de Enxofre (SO2): Liberado da queima industrial de combustíveis como carvão mineral e óleo diesel.
Dióxido de Nitrogênio (NO2): Também liberado da queima industrial, provoca bronquite, asma e enfisema pulmonar. Junto com o SO2 formam a chuva ácida (Ácido Nítrico - HNO3 e Ácido Sulfúrico - H2SO4)
Material particulado (MP) : Partículas em suspensão no ar, como poeira (FOG) e material proveniente desgaste de pneus e freios de automóveis. Indústrias siderúrgicas e fábricas de cimento liberam Sílica e Amianto, que causam problemas pulmonares, como fibroses e enfisemas.

Inversão térmica
Nos meses de inverno, com o resfriamento do solo, a camada inferior de ar pode ficar mais fria que a camada logo acima, interrompendo a convecção (inversão térmica).
 Como consequência, os poluentes ficam presos na camada de ar próxima ao solo, levando a situações de irritação da pele e olhos e problemas respiratórios.

Aquecimento global
● O Efeito estufa é retenção de calor proveniente do Sol.
● A retenção do calor na forma de radiação infravermelha foi importante para manter a temperatura da Terra dentro de certos limites, impedindo a perda rápida de calor para o espaço e permitindo a diversificação da vida.
● Esse fenômeno é possível graças à presença de vapor d’água, CO2, CH4 e NO2, que absorvem calor.
● O Aquecimento global ocorre por conta da intensificação do efeito estufa, a partir do aumento da liberação dos chamados gases estufa, como o gás carbônico e metano.
● A quantidade de CO2 vem aumentando desde a R.I. Queima de combustíveis fósseis para produzir energia). Nos últimos 100 anos saltou de 0,029% para 0,040% da atmosfera

● A quantidade de Metano também vem aumentando de forma acentuada. Sua liberação ocorre a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias anaeróbicas.
● O aumento da concentração de metano na atmosfera é proporcional ao crescimento da população, que produzem muito lixo e esgoto, além da expansão das áreas alagadas.
● Outra fonte importante de Metano é a digestão dos ruminantes.

Possíveis consequências do aquecimento global:
● Derretimento das geleiras;
● Aumento do nível do mar;
● Aumento e migração dos fenômenos meteorológicos;
● Migração de populações humanas e outras;
● Extinção de espécies à Redução da Biodiversidade;
● Escassez de alimentos;
● Desertificação;
● Intensificação das secas à Escassez de água;
● Alterações de ecossistemas;
● Perda de áreas férteis para a agricultura
● Disseminação de doenças;
● Etc.

Destruição da camada de Ozônio
CFCs são usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e na produção de materiais plásticos.
               Depois de liberados no ar demoram cerca de oito anos para chegar à estratosfera que, atingindos pela radiação ultravioleta se desintegram e liberam cloro.
               O cloro reage com o ozônio, que logo depois é transformado em oxigênio (O2). Porém, o oxigênio não tem a capacidade de proteção como o ozônio. Cada átomo de cloro de CFC pode destruir 100 mil moléculas de oxigênio.
               O Brasil perdeu menos de 5% da camada de Ozônio.





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