C.E. Alina de Brito - 3º Ano do Ensino Médio
Prezados alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio da Alina de Brito, segue a aula do dia 11/03/2015 e da próxima aula, dia 18/03/15. Grande abraço!
Humanidade e Ambiente
Poluição
É a presença concentrada de determinadas
substâncias ou agentes físicos no ambiente, genericamente denominados poluentes,
em geral produzidos pelas atividades humanas. (Amabis & Martho, 2004)
● As sociedades industrializadas geram lixo,
fumaça, resíduos industriais, gases de espacapamentos, etc.
◊ Século XIX nos EUA: “Poluição dos cavalos” à Automóveis seriam a
solução
◊ 1952 em Londres: 12 mil mortos por problemas
respiratórios (poluição atmosférica – Rev. Industrial)
◊ 1986 em Chernobyl (Ucrânia – URSS): Acidente
nuclear.
◊ 1987: O caso Goiânia – Césio 137.
Poluição atmosférica
● Principais fontes geradoras: Motores de veículos,
as indústrias, a incineração de lixo doméstico e as queimadas de campos e
florestas.
Os Principais poluentes atmosféricos são:
◊ Monóxido de Carbono (CO): Um dos mais
perigosos. É um gás incolor, inodoro e muito tóxico. Produzido na queima
incompleta de moléculas orgânicas. A combinação irreversível com a hemoglobina
pode levar à morte.
◊ Dióxido de Enxofre (SO2):
Liberado da queima industrial de combustíveis como carvão mineral e óleo
diesel.
◊ Dióxido de Nitrogênio (NO2):
Também liberado da queima industrial, provoca bronquite, asma e enfisema
pulmonar. Junto com o SO2 formam a chuva ácida (Ácido Nítrico
- HNO3 e Ácido Sulfúrico - H2SO4)
◊ Material particulado (MP) : Partículas em
suspensão no ar, como poeira (FOG) e material proveniente desgaste de pneus e
freios de automóveis. Indústrias siderúrgicas e fábricas de cimento liberam
Sílica e Amianto, que causam problemas pulmonares, como fibroses e enfisemas.
Inversão térmica
Nos meses de inverno, com o resfriamento do solo, a
camada inferior de ar pode ficar mais fria que a camada logo acima,
interrompendo a convecção (inversão térmica).
Como
consequência, os poluentes ficam presos na camada de ar próxima ao solo,
levando a situações de irritação da pele e olhos e problemas respiratórios.
Aquecimento global
● O Efeito estufa é retenção de calor proveniente
do Sol.
● A retenção do calor na forma de radiação
infravermelha foi importante para manter a temperatura da Terra dentro de
certos limites, impedindo a perda rápida de calor para o espaço e permitindo a
diversificação da vida.
● Esse fenômeno é possível graças à presença de
vapor d’água, CO2, CH4 e NO2, que absorvem
calor.
● O Aquecimento global ocorre por conta da
intensificação do efeito estufa, a partir do aumento da liberação dos chamados
gases estufa, como o gás carbônico e metano.
● A quantidade de CO2 vem aumentando desde a R.I.
Queima de combustíveis fósseis para produzir energia). Nos últimos 100 anos
saltou de 0,029% para 0,040% da atmosfera
● A quantidade de Metano também vem aumentando de
forma acentuada. Sua liberação ocorre a partir da decomposição da matéria
orgânica por bactérias anaeróbicas.
● O aumento da concentração de metano na atmosfera
é proporcional ao crescimento da população, que produzem muito lixo e esgoto,
além da expansão das áreas alagadas.
● Outra fonte importante de Metano é a digestão dos
ruminantes.
Possíveis consequências do aquecimento
global:
● Derretimento das geleiras;
● Aumento do nível do mar;
● Aumento e migração dos fenômenos meteorológicos;
● Migração de populações humanas e outras;
● Extinção de espécies à Redução da Biodiversidade;
● Escassez de alimentos;
● Desertificação;
● Intensificação das secas à Escassez de água;
● Alterações de ecossistemas;
● Perda de áreas férteis para a agricultura
● Disseminação de doenças;
● Etc.
Destruição da camada de Ozônio
CFCs são usados como propelentes em aerossóis, como
isolantes em equipamentos de refrigeração e na produção de materiais plásticos.
Depois
de liberados no ar demoram cerca de oito anos para chegar à estratosfera que,
atingindos pela radiação ultravioleta se desintegram e liberam cloro.
O
cloro reage com o ozônio, que logo depois é transformado em oxigênio (O2).
Porém, o oxigênio não tem a capacidade de proteção como o ozônio. Cada átomo de
cloro de CFC pode destruir 100 mil moléculas de oxigênio.
O
Brasil perdeu menos de 5% da camada de Ozônio.
Humanidade
e Ambiente
Professor volta pra turma 1901.
ResponderExcluirPor favor
#voltaMarcelo p/ 1901
ResponderExcluirm
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